Marie Lavoisier e Albert Newton são os jovens protagonistas da série “E aí, Cientistas?”, que apresenta os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU e sua relação com o dia a dia. A partir da curiosidade e de um instinto de pesquisadores, o casal de irmãos, cujos nomes homenageiam famosos cientistas da história, cria um canal de vídeos para dialogar com o público jovem sobre suas descobertas e aprenderem juntos aqueles conceitos que parecem um “bicho de sete cabeças” na escola.
A produção da série é uma parceria do Canal Futura com a TV Unesp e consolida a defesa do acesso à educação para todos e todas e do protagonismo jovem na sociedade. “Para uma TV universitária, é fundamental contribuir para a discussão de temas tão relevantes como os da Agenda e ainda exercer um papel de formação com a aplicação dos conceitos de Física e Química em dinâmicas do cotidiano dos jovens”, afirma Mayra Ferreira, diretora e roteirista da série.
Para a produção dos 17 episódios, a série conta com a atuação de Luisa Colafatti e Igor Castellar, estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial da Unesp em Bauru, que se envolveu na proposta desde o planejamento inicial, inclusive contribuindo na consultoria pedagógica. Professores e graduandos da Universidade, dos cursos de Física e Química, também auxiliaram para uma abordagem correta e coerente dos conteúdos e suas aplicações. O programa foi gravado nos estúdios da TV Unesp pela equipe técnica da emissora e possui identidade visual e trilhas originais que possibilitam a imersão na narrativa de descobertas científicas.
O programa “E aí, Cientistas?” é exibido às terças-feiras, às 22h10 no Canal Futura, e todos os episódios estão disponíveis no Futura Play. (Marie Lavoisier e Albert Newton são os protagonistas da série / Foto: Divulgação)