Hummer, a primeira picape totalmente elétrica da GM

A General Motors nos EUA fez o anúncio, semana passada, da primeira picape totalmente elétrica, a Hummer EV, que chegará no mercado norte-americano no final do ano que vem, através da marca GMC, na categoria dos super utilitários com emissão zero. Em outros países ainda não há confirmação de uma data.

A Hummer EV utiliza uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium, um novo conceito de baterias e propulsores específicos para veículos elétricos que permite ao automóvel extraordinária performance nos mais variados tipos de uso.

Segundo a GM, a picape é capaz de gerar aproximadamente 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgfm de torque, que são gerados por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. O conjunto permite à Hummer EV com tração e-4WD alto desempenho tanto em pisos asfaltados como no off-road.

Sofisticados – Destacam-se entre os equipamentos, tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk, que possibilita que tanto rodas traseiras quanto dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, que proporciona movimento diagonal do veículo ideal para transpor determinados tipos de obstáculos.

A suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode permite que a altura da picape Hummer EV seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.

A parte inferior da carroceria vem com placas de aço reforçado fixadas à base do veículo que ajudam a melhor proteger os componentes posicionados nesta região, como as baterias, principalmente no uso extremo.

A novo modelo tem uma série de outras tecnologias como câmeras, painel que mostram o status os principais equipamentos do veículos, recursos para carregamento rápido e autonomia otimizada.

A picape Hummer EV é o primeiro modelo elétrico da marca GMC e o início de sua produção está prevista para o fim de 2021. A fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão, e no projeto foram investidos US$ 2,2 bilhões. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares. (Com informações da montadora – Foto: Divulgação)