8ª Conferência da Cidade debateu ações como inclusão e sustentabilidade

COORDENADA pela secretaria municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano, Mairiporã realizou nos dias 13 e 14 a 8ª Conferência da Cidade, etapa da 6ª Conferência Nacional. Antes, duas pré-conferências tiveram lugar no distrito de Terra Preta e no Parque Linear, na região central.

Foram dois painéis de discussão simultâneos em torno dos eixos propostos pela esfera federal. No primeiro, a Inclusão e Democracia, com participação de representantes da USP e da Universidade Federal do ABC, e no segundo, temas sobre Sustentabilidade e Justiça social.

A Conferência objetivou, com a apresentação de professores, acadêmicos e profissionais convidados, estimular e oferecer subsídios para debates, trazendo conhecimento, experiências e pesquisas nas respectivas áreas.

Ainda em referência ao Painel 1, foram abordadas questões como a retomada da cidadania e a questão da acessibilidade para além da mobilidade da pessoa com deficiência e a garantia de meios para que tenham acesso pleno aos serviços e bens públicos, aí incluso os meios digitais, como o recém-lançado aplicativo Agiliza, da Prefeitura.

No outro painel, foram elencadas as atribuições do Ibama, que divide com a Cetesb o licenciamento ambiental em Mairiporã, que tem cerca de 80% de seu território considerado como Área de Proteção e Recuperação de Mananciais.

No encerramento, dentre as propostas elaboradas, destaque para a priorização de investimento em infraestrutura em ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), o consórcio regional para tratamento de resíduos sólidos, a instituição da função ambiental da propriedade na normativa federal, cotas na formação de conselhos municipais e criação de zonas livres de agrotóxicos em áreas de mananciais.

Foram escolhidos sete delegados que levarão as propostas de Mairiporã para a etapa estadual, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, no Memorial da América Latina.

 

Legenda:

Conferência aconteceu no Auditório do Centro Educacional

 

Crédito:

Divulgação