UM CASO de sarampo foi acrescentado nas estatisticas de Mairiporã, em uma semana, segundo dados divulgados na quarta-feira, 25, pela Secretaria Estadual da Saúde. Agora são 54 casos confirmados da doença, o maior registro da doença na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde omite qualquer informação a respeito do sarampo e não divulga nenhum dado, desde que os casos foram notificados. Qualquer informação é obtida somente através da Secretaria de Estado da Saúde.
Na região houve avanço e mais pessoas contrairam a doença: Francisco Morato quase que dobrou os registros, passando de 58 para 94; Franco da Rocha vem a seguir com 65, Caieiras com 32 e Cajamar com 7. Em todo o Estado são 5.139. A campanha de vacinação continua em todos os municípios para bebês de 6 meses a 1 ano incompleto, a chamada ‘dose zero’.
Ao completar 12 meses, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral e aos 15 meses uma dose da tetravalente.
Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação. Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral.
Adultos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, por já terem tido contato com a doença no passado.
Dengue – Em relação à dengue o número de casos em Mairiporã foi mantido em relação a semana passada: 20 pessoas com a doença (6 autóctones e 14 importados), mas aumentou o número de notificações, que passaram de 244 para 368 também no período de sete dias.