4,8 milhões de estudantes não têm internet em casa para acompanhar aulas online

DADOS divulgados na semana passada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostram a desigualdade no acesso à educação no País de forma mais nítida nesse momento em que aulas presenciais estão suspensas por conta da pandemia da Covid-19. A educação tecnológica não chega para 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, no Brasil.
Engana-se quem pensa que essa realidade é encontrada apenas nas zonas rurais. Com atividades e aulas on-line, 17% dos estudantes matriculados em escolas brasileiras não conseguem acompanhar o conteúdo programático escolar de forma satisfatória, segundo dados do Unicef.
Tevê – A TV Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual de Educação, lançaram o novo canal TV Cultura Educação. A proposta é transmitir aulas e conteúdos educativos para 3,5 milhões de estudantes da rede estadual dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, por meio do canal digital 2.3.
A previsão é de que pelo canal sejam transmitidas 10 horas diárias de conteúdo ao vivo voltado à Educação, de segunda a sexta-feira, além de programas educativos e aulas gravadas.
Dessa forma, todos os alunos podem acessar gratuitamente o aplicativo através de um aparelho celular, sem a necessidade de ter pacote de dados móveis disponíveis no momento.