39,2% das declarações de renda já foram entregues na cidade

CONTRIBUINTES que receberam mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020 começaram a declarar o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) desde 1º de março. Desde então, 6.187 moradores de Mairiporã já enviaram seus dados. O montante equivale a 39,2% das 15.751 declarações previstas, segundo dados da Receita Federal atualizados na quarta-feira (14). No mesmo período do ano passado, o total de envios foi menor em 33,8%, com 4.624 declarações.

Em razão da pandemia, a Receita Federal ampliou o prazo para envio dos documentos até 31 de maio.

Região – Mesmo com melhor percentual este ano, Mairiporã é a cidade da região que menos enviou as declarações. Francisco Morato já chegou a 59,4% de documentos enviados, Franco da Rocha (55,6%), Cajamar (53,4%) e Caieiras (48,7%).

Contadores ouvidos pela reportagem fazem um alerta para quem no ano passado teve salário reduzido de 25% a 70% por meio do (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda). Estas pessoas devem acessar o site ou aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e consultar os valores depositados ao longo de 2020 na aba ‘benefício’. A Receita Federal recomenda que o contribuinte inclua a expressão “ajuda compensatória” na descrição do item, para identificar a natureza dos valores.

As pessoas que receberam o auxílio emergencial podem buscar os valores para a declaração no site do Ministério da Cidadania. E a Receita lembra que caso o contribuinte tenha obtido rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76, como aposentadoria e pensão, sem considerar o auxílio do governo federal, deverá devolver os valores do benefício à União. Neste caso, boleto será emitido antes de concluir a declaração do IRPF.