30% dos jovens pensam em abandonar a escola após a pandemia

Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), intitulada “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”, apresentou resultados alarmantes, divulgados esta semana.

A pandemia do novo coronavírus, que desencadeou o fechamento das escolas no Brasil desde março, afetou psicologicamente os jovens brasileiros fazendo com se sintam desestimulados a permanecer na escola e, até, a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A pesquisa foi feita junto a 33,6 mil jovens com idades entre 15 e 19 anos, nas cinco regiões do País.

Os dados apontam que quase 30% dos jovens pensam em deixar a escola e, entre os que planejam fazer o Enem, 49% já pensaram em desistir. Isso tudo porque a maioria sente grande dificuldade de estudar em casa.

Segundo o levantamento, a maior dificuldade não é a falta de equipamentos ou a dificuldade de acessar a internet, e sim o equilíbrio emocional e a capacidade de se organizar para estudar: quase 80% concordam totalmente ou mais ou menos que o lado emocional (medo, ansiedade, estresse etc.) está atrapalhando os estudos. Além disso, 48% concordam muito que têm dificuldade de se organizar para estudar e 44% concordam muito que é difícil tirar dúvidas com os professores sem contato presencial.

Por isso, para ajudar nessa nova rotina de estudos, 6 a cada 10 jovens consideram que escolas e faculdades devem priorizar atividades para lidar com as emoções; e 5 a cada 10 pedem estratégias para gestão de tempo e organização.