25% dos eleitores podem perder o título

Mais de um terço dos eleitores de Mairiporã correm o risco de ter o título de eleitor cancelado caso não façam o cadastro da biometria, que será obrigatória no pleito de 2020. Neste sábado e domingo acontece o último plantão, das 8h às 13 horas.
Levantamento feito pelo Correio Juquery, com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mostra que 46.558 dos 62.900 eleitores já foram registrar as impressões digitais – o que representa cerca de 75% do total de pessoas aptas a votar. Ainda não se cadastraram 16.342. A Justiça Eleitoral fixou prazo até o dia 19 para que o recadastramento seja realizado, sob pena de o título ser cancelado.
A cinco dias do encerramento do prazo, o montante de eleitores a ser atendido pode representar mais de 3 mil pessoas por dia. “Sem o documento, o eleitor não conseguirá emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, poderá ficar sem receber o salário. Além disso, não conseguirá obter empréstimos em bancos públicos nem se matricular em instituições de ensino, entre outros impedimentos”, explica o TSE.
Os eleitores terão ainda mas uma oportunidade de se cadastrarem antes do prazo final: o cartório local realiza o último plantão no sábado e domingo, 14 e 15, como forma de evitar longas filas nos dias que antecedem o encerramento.
Nos demais municípios da região, o sistema biométrico também é obrigatório, ou seja, em Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar as eleições vão exigir o cadastro digital dos eleitores.
Em dois desses municípios, no entanto, as pessoas não se mostram interessadas no cadastramento: Franco da Rocha (41,90%) e Caieiras (37,67%), percentuais que dificilmente vão se modificar até o dia 19 de dezembro. Em Francisco Morato 74,05% dos eleitores e Cajamar, 72,39% já possuem o título biométrico.
Serviço – Para realizar a atualização do cadastro, que além da coleta das impressões digitais inclui foto e assinatura, é preciso comparecer ao cartório eleitoral local. Os documentos necessários são: documento oficial com foto, comprovante de residência e o próprio título de eleitor, se tiver.
O Cartório da 237ª Zona Eleitoral de Mairiporã fica no centro, esquina das ruas Ipiranga e Capitão Cândido Galrão.