A VIOLÊNCIA nas cinco cidades da região (Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar) registrou nos primeiros seis meses do ano índices alarmantes, com registros próximos daqueles considerados de médio e grande portes.
A reportagem fez um levantamento com base nas estatísticas oficiais divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública, dados relativos de janeiro e junho.
Na somatória dos onze principais quesitos, Franco da Rocha liderou em 5, Mairiporã em 4 e Francisco Morato em 2.
Veículos – Com a quarta posição no número de habitantes, Mairiporã ostenta o desonroso título de campeã quando o assunto é homicídios (8), roubo e furto de veículos (197) e roubo de carga (14). Em relação aos furtos e roubos de veículos, eles são, em média, 32,8 por mês, o que resulta em 1,09 ocorrência por dia.
Cajamar e Caieiras são os municípios onde o número de furto e roubo de veículos é pequeno em relação às demais cidades.
Segurança – Especialista ouvido pela reportagem diz que a região tem peculiaridades, como a localização geográfica, o número elevado de rodovias e também a população flutuante dos municípios, além dos eventos específicos de cada área.
Mesmo assim, afirma que em todas as cinco cidades o policiamento tem sido reforçado, mas ainda insuficiente para atender mais de 500 mil habitantes.