CONSUMIDORES vão ter que se adaptar para as comemorações das tradicionais festas juninas, em tempos de pandemia.
Alguns estabelecimentos comerciais passaram a oferecer ‘festas juninas na caixa’, mas os produtos típicos são encontrados nos supermercados, porém com uma expectativas de vendas menor.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) realizou uma pesquisa com seus associados para avaliar como a pandemia da covid-19 está impactando o mês de junho – época tradicionalmente boa para o comércio varejista alimentar. A pesquisa identificou um crescimento médio de 0,6% no Estado de São Paulo da projeção de vendas neste período junino. Bem menor que 2019, quando o mês de junho teve alta de 3,7% nas vendas. As categorias analisadas pelo estudo contemplaram os doces, frutas, bebidas (não alcoólicas e alcoólicas), balas e ingredientes para produção de bolos típicos.
Para o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, a queda se deve principalmente a dois fatores. “A não realização de eventos juninos devido a orientação de se evitar aglomerações e a falta de procura dos restaurantes para oferecer doces e produtos típicos aos clientes são as principais causas para esta queda.”
“Vivemos um cenário atípico em que pesquisas recentes apontam que o consumidor vem diminuindo o consumo de supérfluos neste período de pandemia, agravado pelo cenário econômico atual”, assinalou o presidente.