No dia 19 de janeiro de 2021 teve início em Mairiporã a vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da primeira dose do imunizante Coronavac. Passados dois anos, foram 246.531 doses, segundo dados oficiais do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente), da Secretaria de Estado da Saúde.
Mesmo assim, o número de faltosos para completar o ciclo inicial e as doses de reforço é grande, apesar dos esforços das autoridades de saúde do município. De acordo com os números, 6.238 pessoas ainda não tomaram a segunda dose, 19.449 a primeira de reforço (terceira) e 27.466 a terceira de reforço, que vem a ser a quarta dose.
São números preocupantes, pois os casos positivos para a doença não cessaram, ainda que o total de vítimas fatais tenha diminuído.
Em todo esse período é necessário destacar que os bons resultados obtidos derivam do trabalho das equipes de saúde do município, dos mutirões que viravam madrugadas recebendo, contabilizando e separando as doses para aplicação, e que ainda mantém salas de vacinação funcionando todos os dias.
O secretário de Saúde, Raphael de Souza, disse que “as vacinas são a forma mais importante de prevenção que temos para proteger a população contra inúmeras doenças. Desde o início da vacinação, a Secretaria de Saúde realiza um trabalho eficiente, garantindo a todos os cidadãos acesso aos imunizantes de forma equânime e igualitária. O resultado disso é a redução do número de casos e óbitos”, destacou. O secretário fez apelo para que as pessoas tomem as doses de reforço e que os pais levem as crianças para serem vacinadas.
Janeiro – Conforme os dados do SIMI, até ontem foram aplicadas 85.247 doses com a primeira carga; 78.942 com a segunda; 53.339 doses do primeiro reforço e 25.837 do segundo, além de 2.594 doses únicas.
O apelo das autoridades é para que as pessoas que ainda não se vacinaram ou não completaram o ciclo inicial e o de reforço, o façam nos próximos dias, pois as aglomerações do Carnaval, no início de fevereiro, podem ampliar o número de infectados. (Juarez César/CJ – Foto: Tânia Rêgo/ABR)