ESTE ano a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) será realizada em setembro, segundo o Ministério da Saúde. Geralmente esperada para agosto, a campanha passa a ser indicada apenas para crianças entre seis meses e cinco anos que não tenham tomado até agora todas as doses recomendadas.
A mudança visa a incentivar a atualização da carteira de vacinação sem que a vacina oral, mais conhecida por ‘gotinha’, seja aplicada de forma indiscriminada para todas as crianças dessa faixa etária. A partir deste ano a ‘gotinha’ começa a ser substituída pela vacina injetável.
A campanha de mobilização também foi mudada para a segunda quinzena de setembro, devido à realização dos Jogos Olímpicos e Paralimpícos.
Antes esperada para agosto, a campanha de mobilização para a vacinação também deve ocorrer a partir da segunda quinzena de setembro. Inicialmente, o Ministério da Saúde informou que o motivo é os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que acontecem em agosto. De acordo com o Ministério da Saúde, o evento esportivo poderia reduzir a adesão à vacina e demandar mais trabalho à rede de saúde.
Adolescentes – outra mudança ocorrida é que a campanha quer mobilizar, nos postos de saúde, não apenas a proteção das crianças contra a poliomielite, mas atualizar a vacinação de crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 e 14 anos contra outras doenças.
Meninas, por exemplo, poderão receber a imunização contra o HPV, que protege contra câncer de colo de útero.