Inicialmente prevista para começar no dia 4 de abril, a campanha de imunização contra a gripe foi alterada para o dia 10. Em Mairiporã, os primeiros que poderão ser vacinados são os idosos com 60 anos ou mais. A meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. Não há dados recentes sobre o total do público-alvo na cidade, mas no ano passado era de 35.868 pessoas. Todas as unidades de saúde municipais terão oferta de doses.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil neste ano são produzidas pelo Instituto Butantan e protegem contra complicações causadas pelas cepas de vírus Influenza A (H1N1), a (H3N2) e B e podem ser aplicadas junto de outras vacinas do calendário oficial ou de medicamentos.
Segundo o Ministério da Saúde, devem se vacinar pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de seis meses a quatro anos; integrantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança e Salvamento; gestantes e mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais de transporte coletivo; profissionais portuários; profissionais do Sistema de Privação de Liberdade e Trabalhadores da saúde. (Da Redação – Foto: Marcelo Camargo/ABR)