COM INÚMEROS casos da doença na Serra da Cantareira, em Guarulhos e Atibaia, Mairiporã vai intensificar a vacinação contra a febre amarela amanhã, em três locais: terminal rodoviário (centro da cidade), UBS (Terra Preta) e O Velhão (Serra da Cantareira).
A dose da vacina é principal estratégia de prevenção e controle da doença.
O medicamento é aplicado em dose única a partir dos nove meses de idade. Está contraindicada em pessoas com doenças graves em tratamento, como câncer, lúpus, artrite reumatoide entre outras. Idosos podem ser vacinados se estiverem saudáveis. Pessoas que foram vacinadas anteriormente devem procurar o Posto de Saúde com a carteira de vacinação para que a dose seja registrada no sistema.
Macacos foram encontrados mortos na Serra da Cantareira e em cidades vizinhas. A doença, infecciosa febril aguda, é causada por vírus transmitido por mosquitos silvestres. Seu ciclo de transmissão envolve macacos e o homem participa como hospedeiro acidental ao entrar em áreas de mata e ao ser picado por mosquitos infectados.
A pessoa infectada, ao voltar à área urbana, passa a ser o hospedeiro do vírus e, se picada pelo mosquito Aedes aegypti, pode dar início a uma epidemia urbana. É bom lembrar que os macacos são vítimas da doença como os humanos e não os culpados. Quando os macacos aparecem mortos ou doentes precisam ser recolhidos e encaminhados para exame.