O Ministério da Saúde deu início à oferta de vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses. A mudança amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos 3 e 5 meses, e um reforço aos 12 meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.
No SUS, a vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. Crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY.
Mairiporã – O município registrou em 2024, um total de 19 casos, dos quais 8 confirmados de meningite, sendo 1 do tipo bacteriana, 3 meningocócica, 1 meningococcemia, 1 pneumococos e 2 tipos não identificados.
As informações são da Secretaria Municipal da Saúde.
A doença – A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais.
As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Geovana Albuquerque/AS/DF)