Urnas receberam dados de candidatos e eleitores e foram lacradas

As 232 urnas eletrônicas disponibilizadas para as eleições de 6 de outubro em Mairiporã receberam na terça-feira (24) os dados de candidatos e eleitores e foram lacradas.

As máquinas foram carregadas com os sistemas eleitorais, dados de eleitores e candidatos. Após a carga, os equipamentos foram lacrados para serem usados somente em 6 de outubro, data do 1º turno.

As informações inseridas nos equipamentos se deram por meio de mídias, dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos, votação e gravação de resultados. Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) antes da distribuição aos tribunais regionais.

Em Mairiporã serão utilizadas 207 urnas, para um total de 64.830 eleitores, distribuídos por 33 locais de votação. Outras 25 unidades ficarão para contingências.

Aberto ao público, o processo de carga e lacração contou com a presença do juiz eleitoral, dr. Cristiano Cesar Ceolin, além de representantes de partidos e cidadãos.

A inserção das mídias nas urnas eletrônicas, segundo a Justiça Eleitoral, tem a finalidade de dar publicidade à imprensa, aos candidatos e à população em geral de como as informações são inseridas no equipamento.

No Estado de São Paulo, 114.740 urnas, incluindo a contingência, passaram pelo processo. Somente na Capital, são 30 mil equipamentos. (Juarez César/CJ – Foto: Correio Imagem)