Universidade São Francisco firma convênio com Mairiporã na área da Saúde

Catorze municípios da região bragantina e sul de Minas, além de Mairiporã, que integra a Região Metropolitana de São Paulo, assinaram na sexta-feira (8), em Bragança Paulista, o Termo de Convênio de Cooperação e Integração Ensino-Serviço com a Universidade São Francisco (USF).

O convênio busca a inserção dos estudantes dos cursos da área da saúde, tanto de graduação quanto de pós-graduação, nos cenários de práticas e estágios, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando às partes uma estrutura de serviços, ações e programas mediante a integração entre ensino, serviço e comunidade nas Redes de Atenção à Saúde.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF, Dilnei Lorenzi, o foco inicial se concentra nas vagas já existentes para profissionais e estudantes de medicina, porém com possibilidade de expansão para outros cursos, como fisioterapia, psicologia, nutrição e enfermagem.

No caso de Mairiporã, segundo o secretário da Saúde, Raphael de Souza, que representou o prefeito Aladim, o convênio vai permitir a qualificação dos serviços das equipes que atuam na rede municipal de Atenção à Saúde, além de disponibilizar vagas sociais para munícipes locais nos cursos da USF.

As cidades que firmaram convênio: Águas de Lindóia, Bom Repouso, Bueno Brandão, Cambuí, Córrego de Bom Jesus, Itapeva, Jarinu, Lindóia, Mairiporã, Morungaba, Munhoz, Senador Amaral, Serra Negra e Toledo.

Após o evento, foi realizado um USF Tour em que os representantes dos municípios puderam conhecer todos os laboratórios e clínicas da área da saúde do Câmpus. (Salvador José/CJ  – Foto: USF/Divulgação)