A isenção do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para motocicletas vai beneficiar 76,3% dos proprietários no Estado de São Paulo, conforme lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas. Ou seja, três em cada quatro motos não vão pagar esse imposto, mas o benefício vale também para ciclomotores e motonetas com até 180 cilindradas (cc), de propriedade de pessoas físicas que estejam com o registro e licenciamento regulares.
A nova lei entra em vigor a partir de 2026 e o objetivo é aliviar o orçamento de quem utiliza a moto como ferramenta de trabalho, como entregadores e prestadores de serviço.
A medida, portanto, terá impacto positivo para cerca de 4,3 milhões de motocicletas. Atualmente, a frota total é de 5,7 milhões de unidades.
Mairiporã – Os três tipos de veículos beneficiados pela nova lei de isenção têm em Mairiporã um total de 12.384 unidades, sendo 10.620 motocicletas, 1.734 motonetas e 30 ciclomotores, que representam 18,6% do total da frota de automotores, de 66.512, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), referentes ao mês de novembro de 2025, último dado disponível. (Da Redação – Foto: GSP)