Transferência digital de veículos leva apenas 5 minutos

O que antes exigia deslocamentos e espera, agora funciona de forma instantânea; serviço atingiu auge em novembro, impulsionado por revendedoras de automóveis. A Transferência Digital de Veículos (TDV) consolidou-se como uma revolução para motoristas de São Paulo. Desde seu lançamento em março de 2024, a ferramenta já superou a marca de 110 mil transações, permitindo que a troca de propriedade de carros e motos seja concluída em poucos minutos – e até segundos.
O serviço atingiu seu auge em novembro, impulsionado pela adesão de revendedoras de automóveis. Segundo o Detran-SP, o sistema chegou a registrar 800 operações em um único dia.
O tempo máximo de conclusão é de 5 minutos e pode ser feita entre pessoas físicas ou envolvendo lojistas. O sistema opera das 6h às 22h, inclusive aos finais de semana. Além da agilidade, a TDV trouxe um alívio financeiro. Estima-se uma economia total de R$ 34 milhões, dos quais R$ 31,5 milhões representam dinheiro poupado diretamente pela população.
A redução de custos ocorre porque o sistema elimina a necessidade de reconhecimento de firma em cartório. A validação é feita por reconhecimento facial, cruzando dados com o TSE e a Receita Federal, garantindo segurança via criptografia e blockchain.
O cidadão interessado em transferir seu veículo sem burocracia pode utilizar os seguintes canais: Portal e App do Detran-SP; App Poupatempo Digital; Carteira Digital de Trânsito (CDT): onde é feita a comunicação de venda antes do redirecionamento para a TDV. Para quem possui documentos físicos, os cartórios também podem digitalizar os papéis e enviá-los diretamente ao sistema do Detran. (Da Redação)