Temporada aberta

Os serviços prestados pela nova empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros nem bem começou e a Câmara, ou melhor, os vereadores, já deram o ar da graça. A temporada de pedidos para que novas linhas sejam criadas foi aberta, com o fito de atender dezenas bairros. O vereador Doriedson, em moção perfeitamente dispensável, exigiu que a Prefeitura faça a nova empresa cumprir Lei Municipal que dispõe sobre a gratuidade dos transportes coletivos urbanos para pessoas a partir dos 60 anos.

O que teria levado o senhor vereador a fazer esse tipo de cobrança? Se a lei existe, é para ser cumprida. Até onde sei, a ETM sempre a cumpriu. Pelo que entendi da moção, pede que a Prefeitura fiscalize a nova concessionária sobre essa gratuidade. A Prefeitura, e todos sabemos disso, não vai fiscalizar nada que tenha relação com a nova empresa do transporte urbano. Não neste período eleitoral. No meu modo de ver, todo o aparato criado para trocar de empresa foi uma jogada política. A empresa, se não está atendendo aos ditames da lei, deve ser denunciada. Mas que o nobre vereador não espere que o Executivo vá se dar a esse trabalho.

No caso de ampliação de linhas para atender novos bairros, na minha modesta opinião de leigo, deveria ter sido uma questão a constar no edital que a Prefeitura elaborou para contratar nova empresa. Também aqui se depreende que ou esses bairros não estão e não serão contemplados, pelo menos não tão cedo, ou solicitações dessa natureza tem, neste momento, cunho meramente eleitoreiro.

É prática, e não é de hoje, vereador cobrar linhas e horários de ônibus urbanos para atender eleitores, cabos eleitorais e correligionários. Querem que pontos de ônibus sejam colocados bem na porta de cada cidadão.

Essas duas intervenções durante a sessão da terça-feira dá a exata medida do que vem por aí. A nova empresa que se prepare, porque vai existir muita pressão, muita cobrança e politicagem para enganar os incautos. E que não são poucos nestas paragens.

Também não consigo alcançar, financeiramente, como a nova empresa aceitou reduzir o valor do preço das passagens. Mas essa questão é para entendidos no assunto. Também é um indicativo, e esse é o pensamento de muita gente, que essa tarifa menor tem prazo de validade.

Começo a achar que a ETM fez um grande negócio deixando de atuar nas linhas urbanas.