Tempo seco aumenta o risco de incêndios; Mairiporã tem 8 registros

Quase todo o Estado de São Paulo está em estado de atenção para incêndios. O risco é elevado principalmente neste final de semana, quando a baixa umidade relativa do ar, as temperaturas elevadas e o predomínio do Sol intensificam as chances de queimadas em todas as regiões paulistas.
De acordo com a previsão da Defesa Civil de São Paulo, em quase todo o estado, a umidade relativa do ar atingirá níveis críticos e até abaixo dos 30%. Esse índice aumenta muito o risco de incêndios, principalmente os florestais.
Com as temperaturas altas, inclusive no decorrer da próxima semana, o risco para incêndios permanece elevado todos os dias.
Em Mairiporã, segundo a Defesa Civil local, foram registrados nos últimos dias 8 queimadas, nas seguintes localidades: Parque Petrópolis, Caceia, Hortolândia, Jardim Celeste e Terra Preta, porém não houve necessidade de intervenção, pois não colocou em risco residências e pessoas.
Segundo o superintendente da Defesa Civil Municipal, Eng. Robert Sales, o órgão está atento a toda movimentação sobre queimadas e incêndios no município, além de estar conectado com o sistema SMAC, do governo estadual.
Operação – O Governo de São Paulo iniciou no dia 1º de junho a fase vermelha da Operação SP Sem Fogo, com importantes inovações tecnológicas voltadas ao monitoramento e resposta às queimadas. Uma delas é a Sala SP Sem Fogo, uma plataforma destinada ao monitoramento dos focos de incêndio em tempo real, com emissão diária de boletins preditivos para o planejamento e coordenação das ações de resposta rápida.
Para este ano, o governo implementou mudanças na legislação ambiental visando coibir queimadas ilegais. As alterações na Resolução SIMA 05/2021, publicadas em abril, estabelecem punições mais severas para a utilização irregular do fogo em áreas rurais.
A principal mudança é a criação de uma multa específica para proprietários rurais que não adotarem medidas preventivas contra incêndios florestais, com valores que variam entre R$ 5 mil e R$ 10 milhões. (Da Reportagem – Foto: Divulgação)