As tarifas do transporte coletivo urbano nas cidades que integram a região do Cimbaju foram reajustadas e passaram de R$ 5,50 para R$ 6,00. O novo valor começou a valer na segunda-feira (16) nos municípios de Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato.
Em Mairiporã, porém, o reajuste entrará em vigor somente a partir do dia 1º de março, conforme definição adotada pela administração municipal.
Empresas responsáveis pela operação do transporte coletivo na região chegaram a solicitar aumentos maiores, mas as negociações realizadas entre os quatro municípios resultaram em um consenso pelo mesmo percentual de reajuste.
Durante as discussões, foram considerados fatores que influenciam diretamente o custo da operação, como o reajuste salarial dos trabalhadores do setor, as oscilações no preço do óleo diesel e a inflação acumulada no período.
Apesar da justificativa baseada no aumento dos custos operacionais, o reajuste impacta diretamente o orçamento da população, especialmente dos trabalhadores que dependem diariamente do transporte coletivo para o deslocamento entre casa e trabalho. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Divulgação)