Solenidade no Palácio dos Bandeirantes liberou recursos para o Turismo de Mairiporã

DURANTE encontro na terça-feira (25), no Palácio do Bandeirantes, o governador João Doria assinou autorização para que a Secretaria de Turismo e Viagens possa celebrar convênios que preveem o repasse de R$ 50,4 milhões aos MIT (Município de Interesse Turístico).

Mairiporã esteve presente na solenidade com o prefeito Aladim e o secretário de Turismo, Fernando Brandão. A cidade vai receber R$ 360 mil para iniciar o prosseguir com obras e melhorias de infraestrutura no setor.

Caberá ao Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) formalizar os convênios e iniciar o processo de liberação dos recursos. A novidade é que a partir deste ano a tramitação de documentos será digital, através do ‘SP Sem Papel’.

A criação dos MITs (Municípios de Interesse Turísticos), do qual faz parte Mairiporã, tem o objetivo de ampliar e qualificar a oferta turística do Estado. Com exceção das 70 estâncias, que têm um regime próprio e consolidado por décadas, todos os demais 575 municípios paulista estão aptos a se tornarem MITs, respeitado o limite atual de 140 vagas. Para tanto, devem preencher alguns critérios como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos turísticos reconhecidos.

Além do recurso financeiro, o prefeito também foi informado que será instituído na rede estadual o ensino de turismo, como matéria da grade curricular.

Recurso – Segundo a Dadetur, os recursos liberados poderão sem investidos em balneários, praças, prainhas; centros de lazer; áreas de convivência; entre outros espaços e investimentos públicos.

Preliminarmente o recurso destinado a Mairiporã poderá ser investido na implantação de um balneário na cachoeira do bairro da Caceia.

Legenda: Marguerite Fioravanti, gestora de Turismo, Fernando Brandão, secretário de Turismo e prefeito Aladim

Crédito: Divulgação