Site revela os destinos turísticos preferidos dos brasileiros

Levantamento feito pelo site Booking.com, um dos maiores sites de reservas de hotéis do mundo, apontou entre os usuários brasileiros, quais os destinos preferidos para reserva nesse período de reabertura da economia, em meio à Covid-19.

Os destinos nacionais estão no topo das buscas, até pela facilidade de viajar sem precisar de vistos nem passaporte.

O principal deles continua a ser o Rio de Janeiro, um dos locais mais conhecidos do mundo. A cidade liberou o banho de mar e a permanência na areia, mas a cidade não tem somente as praias como pontos turísticos. Atrações como o Cristo Redentor, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Trem do Corcovado, o Museu do Amanhã, a roda gigante RioStar, o AquaRio e o Parque Nacional da Tijuca reabriram, todos com normas de segurança sanitária e redução na capacidade de ­funcionamento.

Outra cidade que reabriu as atividades é a gaúcha Gramado. Com clima europeu (tanto na temperatura mais amena quanto na arquitetura germânica), a cidade atrai milhares de turistas durante o ano todo – e é no Natal que ela se destaca com o Natal Luz, uma série de atrações que fazem os visitantes entrarem no clima natalino. A pandemia fez os organizadores do evento readaptarem as atrações: as sessões de teatro e os desfiles não acontecerão. Por outro lado, prometem uma decoração única nas ruas e lojas.

O charmoso distrito de Monte Verde, na cidade mineira de Camanducaia, perto da divisa com o Estado de São Paulo, fez a lição de casa: as recomendações sanitárias são seguidas à risca e os hotéis reduziram a capacidade de atendimento. Tanto é que somente podem entrar e ficar no distrito quem já fez reservas no setor hoteleiro. A trilha para a Pedra Redonda, um dos pontos mais visitados do local, voltou a funcionar e está recebendo visitantes.

Por fim, Porto de Galinhas, em Pernambuco, que já atraía a atenção por ter algumas das praias mais bonitas do mundo, entrou no ranking de destinos mais procurados para reservas. Localizado no município de Ipojuca, as praias estão liberadas para banho, e os quiosques da orla podem abrir – e funcionar com os protocolos sanitários. A paisagem continua bela: praias com água azul, calor o ano todo e boa infraestrutura hoteleira. (Foto: Vista área do Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais visitados no mundo – Crédito: Divulgação)