Na contramão dos resultados registrados no Brasil, que encerrou o primeiro semestre deste ano com alta de 4,7%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o segmento de Serviços, em Mairiporã, no mesmo período, resultou negativo dentre os cinco setores avaliados.
Ainda é o maior empregador no município, porém foram 180 postos de trabalho com carteira assinada fechados, resultado de 87 contratações e 267 demissões. O estoque de trabalhadores formais nesse setor soma 5.692 trabalhadores.
Segundo maior setor com empregos formais em Mairiporã, a Indústria de Transformação teve o melhor desempenho, com 216 postos criados (236 contratados e 20 demitidos). No total, tem 4.676 empregados. O Comércio também registrou saldo positivo, com 48 novos postos de trabalho, resultado de 87 admissões e 52 desligamentos. A Construção Civil, no entanto, que mostrou recuperação no final do ano passado, fechou os seis primeiros meses do ano com mais demissões que contratações, saldo negativo de 10 (52 empregados demitidos e 42 admitidos).
No total, o município contabiliza 14.614 trabalhadores empregados com carteira assinada.
Contabilizados os cinco setores no primeiro semestre, Mairiporã apresenta saldo positivo de 66 empregos gerados, e 125 no cômputo dos últimos doze meses. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Fernando Frazão/ABR)