A Câmara Municipal abriu chamamento público para levantar informações e dados de escritores que nasceram em Mairiporã, ou estão radicados com vínculo no município. O procedimento de seleção vai obedecer ao interesse público, previsto na Lei Municipal Nº 4.234/23, que instituiu a Semana do Escritor Mairiporanense e o Diploma Antônio D’Agostino.
A iniciativa vai ter a coordenação da Escola do Parlamento e Cidadania, do Legislativo, que busca valorizar a literatura em âmbito municipal, de forma a enaltecer a importância dos escritores. A cidade, que já teve tradição cultural de relevância nacional por ser durante anos a sede de uma grande companhia de cinema, que agora conhecer e homenagear os seus escritores, contribuindo para o fomento de novos talentos que, inspirados por bons exemplos, possam ter mais interesse pela leitura e consecutivamente por melhorar a interpretação de texto, aumentar a criatividade e aprender conteúdos novos.
O Diploma Antônio D’Agostino irá homenagear os escritores locais, oferecida como reconhecimento pelos préstimos de relevância literária e benfeitoria cultural.
Participar – Todos os escritores podem participar, porém precisam ter no mínimo uma obra publicada em volume individual ou participado de alguma coletânea; ser nascido em Mairiporã, ou comprovadamente radicado com vínculos na cidade há pelo menos três anos e, se menor de idade, ter autorização do responsável legal.
Escritores cadastrados em anos anteriores só precisam confirmar a presença pelo e-mail: escoladoparlamento@mairipora.sp.leg.br e entregar um novo exemplar da sua obra na sala da Escola do Parlamento e Cidadania até o dia 8/09/2025 das 8h às 16h30 na sede da Câmara Municipal de Mairiporã – Alameda Tibiriçá, 340, Centro, CEP 07600-084.
Os novos escritores também devem comparecer à Escola do Parlamento até o dia 18 (segunda-feira), e entregar dois exemplares do livro publicado ou da coletânea da qual faz parte a obra. E apresentar o Cartão do Cidadão Mairiporanense, emitido pela Prefeitura de Mairiporã ou documento de identificação com foto (cédula de identidade, carteira nacional de habilitação ou carteira de classe) físico ou digital, comprovante de residência (conta de energia elétrica, água ou internet fixa). Caso o comprovante esteja em nome de outro titular, apresentar declaração de residência de próprio punho, sob pena de lei pertinente. Pode apresentar também documentos de vínculo trabalhista, estudantil, empresarial ou quaisquer outros que comprovem o vínculo com Mairiporã nos últimos três anos. (Da Redação)