Secretaria da Saúde esclarece sobre vacinação antirrábica

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nota informando que por decisão do Ministério da Saúde, em comum acordo com os órgãos de saúde paulistas, as campanhas de vacinação antirrábica estão suspensas desde 2021, conforme Deliberação CIB nº 169, de 15/12/2021. As vacinas, no entanto, continuam sendo fornecidas na cidade, gratuitamente durante todo o ano, no Posto Fixo de vacinação do Setor de Zoonoses e para ter acesso ao serviço, basta entrar em contato pelo telefone 4419-8499 (Ramal 8523), realizar o agendamento e levar o animal até o local.

Devidos aos diversos questionamentos sobre a falta da campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos, e em virtude do caso isolado de raiva em cão, diagnosticado na zona sul do município de São Paulo, a Secretaria informa também que o objetivo da campanha no mês de agosto sempre foi promover a chamada “imunidade de rebanho” de forma a restringir a circulação do vírus, e a estratégia foi muito importante e se mostrou exitosa para o controle da Raiva no Estado de São Paulo, que se tornou cultural.

Entretanto, no quadro epidemiológico atual, não possui mais justificativa técnica, uma vez que houve uma diminuição drástica no número de casos em cães e gatos, sendo que o último caso em humano foi registrado em 1997, ou seja, há 26 anos.

A Secretaria esclarece ainda que a vacinação é apenas uma das ações de saúde para o controle da raiva, o que inclui ainda a vacinação de humanos em caso de mordidas por animais não passíveis de observação, investigação laboratorial de mortes súbitas de animais com sintomas neurológicos e as análises de morcegos encontrados em situação atípica. Por consequência dessas ações, a ocorrência esporádica da doença em animais é tecnicamente esperada, e medidas de contenção de foco são sempre tomadas quando há a detecção de casos positivos. (Da Redação)