Secretaria da Saúde alerta para prevenção contra a dengue no verão

Com recorde de casos até setembro último (10.426), e uma vítima fatal, as autoridades de saúde do município se preparam para levar aos bairros a campanha contra a dengue, visando o verão 2024/2025.

Segundo a Secretaria Municipal, o momento é o de alertar a população para a importância dos cuidados em prevenir o surgimento de focos da dengue no verão, época em que o número de casos da doença tende a aumentar em razão do calor e das chuvas, fatores que favorecem o ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Em 2023, a cidade registrou apenas 13 casos da doença, e nenhum óbito. A secretaria monitora de perto o cenário por meio de equipes que percorrem todos os bairros mais suscetíveis à proliferação do mosquito, e no reforço às ações de combate ao vetor.

As equipes de Vigilância em Saúde vêm, desde o início deste ano, intensificando as medidas de prevenção, com visitas a centenas de imóveis, e milhares de recipientes que poderiam servir de criadouros foram tratados ou eliminados. A Secretaria fortaleceu a atuação nas áreas mais afetadas.

Monitoramento – Entre as medidas previstas para monitorar o nível de infestação da cidade está o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), cujo estudo divide o município em estratos (grupos) de 8,2 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes e, em cada um desses estratos, 20% dos imóveis são visitados pelos agentes. Outra ferramenta usada são as armadilhas para mosquitos estrategicamente distribuídas pelo município que retratam o nível de dispersão do vetor no ambiente. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: ABR/Arquivo)