Se reeleito, Aladim será o 2º prefeito a conquistar dois mandatos em sequência

O prefeito Aladim, que termina seu mandato no ano que vem, pode ser o segundo político a conquistar a reeleição ao Palácio Tibiriçá. Com alta aprovação junto a todos os segmentos da sociedade mairiporanense, tem grandes chances de conquistar um novo mandato.

O mecanismo passou a valer no pleito de 2000, e desde então a cidade só teve um chefe de Executivo que conseguiu se reeleger.

Naquela primeira disputa, o então prefeito Arlindo Carpi (PSB) experimentou um racha em sua base e viu o secretário de Educação, Éssio Minozzi (PT), também se candidatar. O vitorioso nas urnas, no entanto, foi o ex-prefeito Jair Oliveira (PPS), embate que contou ainda com as candidaturas do ex-prefeito Sarkis Tellian (PSDB), Chafic Jabali (PST), Tuna (PV) e Euclides Neto (PRONA).

2004 – Se a primeira tentativa de permanecer no cargo falhou com Carpi, o mesmo aconteceu com Jair (PTB), que perdeu em 2004 para Antônio Aiacyda (PSDB). Novamente estiveram na disputa Arlindo Carpi (PSB) e Éssio Minozzi (PT), além de Fátima Lodi (PFL) e Manoelino Cordeiro (PMN).

A escrita foi quebrada em 2008, e Aiacyda se tornou o primeiro político a ser reeleito para cargo majoritário no município. Ainda pelo PSDB, derrotou o ex-prefeito Jair Oliveira (DEM), Márcio Pampuri (PDT), Flávio Polako (PSOL), Cristiano Garotinho (PSC) e Manoelino Cordeiro (PMN).

Sucessor – Na única vez que um prefeito tentou eleger seu sucessor, a missão falhou. Em 2012, Aiacyda tentou fazer como sucessora a então secretária da Educação, Leila Ravazio (PSDB), que acabou derrotada pelo médico Márcio Pampuri (PV), que em sua segunda tentativa chegou ao Paço Municipal, derrotando também os candidatos Eduardo Pereira dos Santos (PTB), Fátima Lodi (PRTB), Manoelino Cordeiro (PMN) e José Hélio (PSOL).

A busca pela reeleição, com Márcio Pampuri (PV), em 2016, também naufragou. Perdeu para o ex-prefeito Aiacyda (PSDB), e também estiveram na disputa o ex-vereador Aladim (PTB), Jairzinho (PT) e José Hélio (PSOL).

O inédito quarto mandato e a segunda reeleição, não aconteceu, pois Aiacyda (PSD) foi derrotado por Aladim (PSDB), que em logo em sua segunda eleição chegou à chefia do Executivo. Ainda participaram Major Paulo (PATRIOTA), Francisca Boralli (PT), Solange Theodoro (PDT) e Manoelino Cordeiro (DC).

No ano que vem, ao que tudo indica, a cidade poderá conhecer um segundo político reeleito. Por outro lado, sucessores vão ter que esperar por 2028. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Divulgação)