Pelo terceiro ano consecutivo a revista norte-americana Newsweek fez parceria com a Statista Inc., respeitada empresa global de pesquisa de dados, para revelar os Melhores Hospitais do Mundo e do Brasil em 2021.
Como os eventos de 2020 deixaram claro, a vida das pessoas podem depender do tipo de assistência médica a que se tem acesso. Os 2 mil melhores hospitais do mundo estão localizados em apenas 25 países, o Brasil entre eles.
Os 4 melhores hospitais do Brasil na lista mundial são o Albert Einstein, Sírio Libanês e Oswaldo Cruz (todos sediados na capital paulista) e o Moinhos de Vento, de Porto Alegre.
No ranking nacional, São Paulo amplia para 7 instituições entre as dez melhores.
Na região, nenhuma unidade hospitalar (Bragança Paulista, Atibaia, Guarulhos e Franco da Rocha) aparece entre as 100 melhores.
O ranking leva em conta as seguintes fontes de dados: 1- Recomendações de especialistas médicos (médicos, gerentes de hospitais, profissionais de saúde); 2- Resultados de pesquisas com pacientes e 3- KPIs médicos em hospitais.
O número de hospitais premiados em cada país varia de acordo com o número de hospitais e a disponibilidade de dados no respectivo país.
As pontuações só são comparáveis entre hospitais no mesmo país, porque diferentes fontes de experiência do paciente e KPIs médicos foram examinadas em cada país. Uma vez que não foi possível harmonizar esses dados, as comparações entre os países das pontuações não são possíveis (exemplo: Uma pontuação de 90 no país A não significa necessariamente que este hospital é melhor do que um hospital com uma pontuação de 87 no país B).
Instituições especializadas, como hospitais cardíacos ou de câncer, diferem em sua oferta dos hospitais gerais e, portanto, são exibidos em uma lista separada. Esta lista é classificada em ordem alfabética porque hospitais com diferentes especialidades não são comparáveis. (Foto: einstein.br)
10 MELHORES HOSPITAIS DO BRASIL
1º – Hospital Israelita Albert Einstein (89,47%) – São Paulo
2º – Hospital Moinhos de Vento (85,39%) – Porto Alegre
3º – Hospital Sírio Libanês (84,08%) – São Paulo
4º – Hospital Oswaldo Cruz (82,35%) – São Paulo
5º – Hospital Santa Catarina (81,86%) – São Paulo
6º – Hospital Mãe de Deus (81,34%) – Porto Alegre
7º – Hospital das Clínicas (79,93%) – São Paulo
8º – Hospital Samaritano (79,85%) – São Paulo
9º – Hospital Beneficência Portuguesa (77,71%) – São Paulo
10º) Hospital Mater dei Santo Agostinho (76,99%) – Belo Horizonte