DE OLHO na nova legislação eleitoral, os vereadores devem modificar a rotina dos trabalhos legislativos na volta das sessões, em agosto, quando se encerra o recesso regimental.
Segundo o vereador Marcinho (PV), presidente da Câmara, a ideia é a interrupção das transmissões ao vivo das sessões pela TV Câmara, através do site, no momento em que for realizado o ‘pequeno expediente’, quando os vereadores podem se expressar sobre qualquer tema durante 10 minutos.
Marcinho diz que vai conversar com os demais pares e sugerir que o pequeno expediente possa ser gravado (mas não exibido) para posterior utilização dos parlamentares em suas páginas pessoais na internet. Com a medida, se evitaria dar publicidade a debates entre partidos, prestações de contas, promessas e ataques pessoais.
A inversão da pauta também pode ser outra solução, colocando-se no início dos trabalhos a apreciação e votação de projetos. Propostas que promovam homenagens, também não serão exibidas.
Nesta legislatura foram raros os debates acalorados, porém os ânimos podem se acirrar por conta da reeleição, já que todos pleiteiam novo mandato, exceção feita ao vereador Aladim, que anunciou disposição de se candidatar a prefeito.
O presidente da Câmara também enfatizou que a lei pode gerar inúmeras interpretações e que por isso mesmo vai evitar ações que possam suscitar dúvidas.
A primeira sessão ordinária após o recesso está marcada para o dia 2 de agosto.
Fonte: araraquara