Rodovia Fernão Dias reforça sinalização horizontal com tachas refletivas de vidro

Concessionária que administra a BR-381 (rodovia Fernão Dias) entre Contagem e Guarulhos, A Arteris está investindo em nova tecnologia de sinalização horizontal. Em 2021, a concessionária iniciou a instalação de 58 km de tachas refletivas de vidro, em pontos estratégicos, para ampliar a visualização pelo usuário, principalmente em condições climáticas adversas, como chuva e neblina.

A inovação irá substituir as tachas convencionais, conhecidas popularmente como olho de gato. Além da maior durabilidade, a tacha de vidro traz grandes benefícios para segurança dos usuários, principalmente no período noturno. “A luz emitida pelo farol dos veículos atinge a superfície da tacha exposta no pavimento. Em função da sua geometria circular, a luz se projeta para seu interior, atingindo o elemento refletivo, fazendo com que o motorista identifique um sinal luminoso na pista. E, independentemente, do sentido em que o farol dos veículos atinjam a tacha, ela sempre retornará o sinal luminoso na direção do motorista”, explica Marcos Gruba, gerente de implantação e conserva da Arteris Fernão Dias.

Para realizar a melhoria, a concessionária está investindo cerca de R$ R$ 449.250,00. A sinalização começou a ser implantada entre os trechos de Brumadinho/MG, nas proximidades do quilômetro 520, e a região de Cambuí, no Sul de Minas, entre os quilômetros 907 e 908. Além de proporcionar maior campo de visão ao usuário da rodovia, em especial nos trechos sinuosos, as tachas de vidros agregam outros benefícios, como sua capacidade de auto limpeza e incremento significativo da retrorrefletância sob chuva e neblina, devido à refração da luz no vidro molhado.