Os contribuintes das cinco cidades que integram a região entregaram até ontem, segundo dados oficiais da Receita Federal, 42,6% do total de declarações do Imposto de Renda esperadas.
O ritmo, considerado bom na primeira semana, foi caindo aos poucos e agora, com a prorrogação do prazo até o final de maio, deve perder força.
Mairiporã tem a entrega mais lenta de todas as outras cidades. Até agora foram enviados 5.481 documentos, que representam 31,5% do total de 17.372 declarações que devem ser remetidas.
Francisco Morato foi o município que mais entregou em um mês,, com 50,7% do total. Na sequência aparecem Franco da Rocha (47,4%), Cajamar (43,4%) e Caieiras (40,1%).
Acesso – A novidade da Receita este ano é o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis, o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX, porém a chave do contribuinte tem que ser o número do CPF.
O Programa Gerador da Declaração, está disponível no site da Receita para usuários dos sistemas Windows, IOS e Linux. Também será possível declarar online ou por dispositivos móveis, por meio do app “Meu Imposto de Renda”. (Cláudio Cipriani/CJ)