Reflexão: Dia Internacional da Mulheres

O Dia Internacional da Mulher nos possibilita refletir sobre a importância da mulher na sociedade e a sua história de luta pelos seus direitos. A data celebra as conquistas femininas ao longo dos últimos séculos e destaca os graves problemas de gênero que ainda prevalecem em vários lugares do mundo.

Ao pesquisar um pouco da história da mulher na sociedade mundial considero que esse dia deve ser de muita reflexão: “Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la”, Edmund Burke.

Historiadores consideram que o Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março porque nessa data, em 1917 na Rússia, milhares de mulheres protestaram reivindicando melhores condições de trabalho, o combate à fome e o fim da primeira guerra mundial (1914-1918). Esse dia ficou conhecido como “Pão e Paz”. Nada de alegria. Só de luta! Todavia, outros acontecimentos destacam a luta das mulheres, que exerciam longas jornadas de trabalho com salários baixíssimos e, ainda, não tinham direito ao voto. Desprezo de gênero!

Em Nova York, antes da manifestação das russas, em 1908 ocorreu uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de roupas. Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana. Isso porque naquela época, os homens recebiam muito mais do que as mulheres. Igualdade de gênero!

No início de 1909 ocorreu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos inspirada na greve das mulheres da fábrica de roupas. Na Dinamarca, na II Conferência Internacional de Mulheres, a alemã Clara Zetkin propôs a criação de um dia dedicado às mulheres. Um dia para ressaltar as mulheres, a luta continua!

No levantamento das origens do Dia Internacional das Mulheres percebi algumas versões diferentes, mas tanto o protesto na Rússia como a greve nos Estados Unidos tinham um objetivo comum, denunciar as condições insalubres de trabalho às quais as mulheres estavam sujeitas.

Em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917.

Infelizmente a desigualdade de gênero, a violência e a submissão marcam a história mundial das mulheres. No Brasil, em 1932, no governo Getúlio Vargas, as mulheres adquiriram o direito ao voto. Em 2006, por sua vez, foi sancionada a Lei n.º 11.340, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, que criou mecanismos de proteção à mulher contra a violência doméstica. Apesar das mulheres terem alcançado legitimamente direitos, ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito. Há ainda muito que se refletir e se fazer na causa das mulheres!

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.