APÓS um período de muito calor nas férias, os mais de 8 mil estudantes da rede municipal de ensino de Mairiporã retornam às atividades em 4 de fevereiro, primeira segunda-feira do mês. Já os professores se apresentaram ontem, com programação de atividades pedagógicas.
Em Mairiporã são 45 escolas entre ensinos fundamental, médio e educação infantil.
Neste ano serão 201 dias letivos (100 no primeiro semestre e 101 no segundo), um a mais que o exigido pela Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996, legislação que regulamenta o sistema educacional público e privado no País. O recesso de meio de ano também está definido: de 10 a 23 de julho.
À exemplo do ano passado, o currículo escolar será cumprido em três etapas: de 6 de fevereiro a 31 de maio; de 3 de junho a 30 de agosto; e de 2 de setembro a 17 de dezembro. De 18 a 20 de dezembro, apenas os alunos em recuperação deverão comparecer à escola. O calendário trimestral segue o texto definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018.
Estadual – Os alunos da rede estadual retornam às aulas hoje. Mais de 9 mil alunos iniciam o ano letivo em 14 escolas e o período de aulas regulares no primeiro semestre vai até 27 de junho, quando se inicia o período de férias. O retorno acontecerá no dia 31 de julho.
As escolas devem programar o encerramento do ano letivo até 16 de dezembro. É a partir desses limites que as unidades de ensino, de forma autônoma, organizam o próprio calendário pedagógico e de atividades.
Os 1,9 mil alunos das escolas privadas voltaram às aulas ontem.