Receitas fáceis e deliciosas que levam atum

Atum em lata, além de delicioso, é versátil e verdadeiro coringa no preparo de receitas. Experimente nossas sugestões

PATÊ DE ATUM

Ingredientes: 1 lata de atum sólido; 1 colher bem cheia de maionese; 1 colher de sopa de cebola picadinha; 1 colher de sopa de salsinha e cebolinha; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo: Coloque o atum em uma vasilha. Amasse bem para dar uma leve desfiada; Adicione a maionese, a cebola picada, a salsinha, a cebolinha, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem até ficar homogêneo e deixe por, no mínimo, 1h na geladeira. Sirva com torrada.

SALADA DE ATUM

Ingredientes: 3 latas de atum ralado ao natural; 1 pé de alface; 3 tomates médios picados; 1 cebola pequena picada; 1 colher (café) de alho amassado; vinagre; azeite; salsinha; cebolinha; sal e limão.

Modo de Preparo: Lave a alface e pique grosseiramente. Coloque em uma vasilha grande e adicione o vinagre. Escorra o excesso de água e sobre a alface adicione o atum, os tomates picados, a cebola picada, o alho amassado, o azeite, a salsinha picada e a cebolinha picada. Misture tudo muito bem e sirva. Se desejar, tempere com sal e limão. Dica: Se preferir, coloque ovos cozidos.

OMELETE DE ATUM

Ingredientes: 1/2 lata de atum em conserva; 3 ovos; 1 dente de alho picado; 1 tomate picado; 1 colher de sopa de salsinha picada; 1/2 cebola picada; 1/2 xícara de cogumelo picadinho; 1 fio de azeite de oliva extra virgem; orégano, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de Preparo: Em uma vasilha, bata bem os ovos; Adicione o atum, o alho, o tomate, a salsinha, a cebola, o cogumelo, o orégano, a pimenta-do-reino e o sal. Misture bem e coloque 1 fio de azeite na frigideira e deixe aquecer. Despeje metade da massa na frigideira. Tampe e quando começar a descolar do fundo, vire a omelete. Assim que estiver bem fritinha, retire. Faça o mesmo com a outra metade da massa e sirva.

HAMBÚRGUER DE ATUM

Ingredientes: 1 lata de atum; 2 colheres (sopa) de aveia em flocos; 2 colheres (sopa) de farelo de aveia; 1 colher (sopa) de azeite de oliva; temperos a gosto e cheiro-verde.

Modo de Preparo: Em uma vasilha, misture o atum, a aveia em flocos, o farelo de aveia, os temperos e o cheiro-verde. Modele no formato desejado do hambúrguer. Aqueça uma frigideira com o azeite e coloque o hambúrguer. Tampe e deixe fritar em fogo baixo, dourando dos dois lados. Sirva em seguida.

MACARRÃO COM ATUM

Ingredientes: 1 lata de atum; um pacote de macarrão espaguete (ou outro de sua preferência); 1 dente de alho picado; 1 fio de óleo; 1/2 cebola ralada; 1/2 colher de sopa de manteiga; sal; molho de tomate e cebolinha picada.

Modo de Preparo: Em uma panela com água fervente, coloque o macarrão para cozinhar. Pique o alho e coloque em uma frigideira grande, tempere com o sal e acrescente 1 fio de óleo. Refogue e insira a cebola ralada e refogue e acrescente a manteiga e deixe derreter. Junte o atum e deixe refogar um pouco e despeje o molho de tomate e misture. Espere o molho ferver, salpique a cebolinha e misture. Retire o macarrão da panela e coloque na frigideira com o molho. Misture muito bem para incorporar e sirva.