Queijo e vinho: harmonia perfeita para noites frias

A chegada do frio e do inverno, mais o advento da Covid-19, que alterou drasticamente a rotina das pessoas, enfrentar esse período pode ser aconchegante e bem mais gostoso.

Se o momento nos impõe mais recolhimento, nem por isso devemos reclamar da realidade e a dica é proporcionar à família e aos amigos uma boa mesa de queijos e vinhos. A ordem é caprichar na escolha desses produtos.

Então, prepare uma noite mais que especial na companhia de quem você gosta e surpreender com essas duas delícias. Escolher os tipos e variedades de queijos e vinhos pode fazer toda a diferença e agradar os mais diferentes paladares.

Especialistas ensinam que pode ser servido até seis tipos diferentes de queijo, divididos entre frescos, cremosos, curdos, macios, duros e semiduros. Para cada um deles é importante ter o vinho certo para harmonizar a combinação.

Para acompanhar essa dupla perfeita para noites frias, caldos e sopas são um excelente complemento. Caldos e sopas leves, como de legumes ou frango e caldo verde, dentre outras opções. O toque final é dispor de vários tipos de pães e torradas.

Pães – A recomendação é não servi-los com sabores ou temperados, prefira os de sabor neutro. Pães como baguete, pão preto, pãozinho francês ou o pão italiano são os melhores para a ocasião. Outra sugestão são as frutas, pois combinam bastante e também tábua de frios.

Para diversificar, inclua também patês e geleias, bem como mel e azeites. Muitos apreciam o gosto do queijo com doces, como o mel e a geleia, por isso, pode ser interessante adicionar estes itens.

Queijos e vinhos – Para queijos tipo Gorgonzola e Roquefort, que são queijos mais fortes, prefira vinhos mais encorpados, como os vinhos tintos; – Para queijos tipo Brie e Camembert, que são queijos mais cremosos, vinhos tintos mais leves, os menos envelhecidos; – Queijos tipo Ementhal ou Goulda, que são mais duros, porém de sabor suave, os vinhos tintos leves ou vinho branco seco podem ser a melhor pedida; Queijos frescos caem bem com vinhos brancos leves e frutados.

Algumas sugestões de vinhos mais encorpados são: Malbec, Shiraz ou Cabernet Sauvignon Os vinhos mais leves e refrescantes são Sauvignon Blanc, Albariño e Muscadet e os espumantes.

Com estas dicas, é só chamar os amigos, reunir a família, curtir, relaxar e degustar. E mesmo estando sozinho ou acompanhado, torne esse momento especial. O conceito de Happy hour Home veio realmente para ficar.