O recuo de 4,7% no preço do botijão de gás às distribuidoras, anunciado pela Petrobras esta semana, ainda não chegou às revendas de Mairiporã, segundo levantamento feito pela reportagem.
Nos locais pesquisados, os gerentes disseram que a baixa no valor médio ainda não havia sido comunicada diretamente aos revendedores, e que o estoque de botijões foram comprados antes do anúncio da Petrobras.
Dessa forma, os valores praticados no mês de agosto continuam valendo, até que novos estoques sejam adquiridos, já com os 4,7% de redução aplicados.
No preço final cobrado do consumidor, o valor é bem maior que aquele estabelecido entre a Petrobras e as distribuidoras, acrescido das margens de lucro dos revendedores e distribuidores.
Os preços praticados em Mairiporã, ontem, tinham valor médio de R$ 121,00 para entrega em domicílio, botijão de 13 quilos, e R$ 110,00 para retirada na revenda.
Outro ponto a ser observado é que os preços do gás de cozinha (GLP) são livres em toda a cadeia, e por isso sujeito às variações do mercado. Diante disso, qualquer reajuste para mais ou para menos no preço fica à critério dos postos de revenda.
A dica é a mesma de sempre: o consumidor deve pesquisar os preços antes de efetuar a compra, como forma de encontrar aquele de melhor valor e que consequentemente pese menos bolso. (Juarez César/CJ – Foto: Marcello Casal Jr./ABR)