A Secretaria de Comunicação Social do governo federal divulgou recentemente a edição da Prova Nacional Docente. Para não distorcer informações, passo a reproduzir a inciativa que visa ampliar possibilidades para estudantes de licenciaturas que finalizarão os seus cursos e, também, professores licenciados com interesse de assumir um cargo público educacional efetivo. Abaixo a notícia na integra.
‘O governo federal brasileiro realizará a primeira edição da Prova Nacional Docente, com mais de 1 milhão de inscritos. O conteúdo segue as diretrizes curriculares nacional para a jornada de professores e professoras da educação básica. A proposta original é de avaliar dezessete áreas de conhecimentos.
Através do INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira no dia 26 de outubro será realizada a edição da Prova Nacional Docente-PND voltada para estudantes de licenciatura da educação básica e os professores. A iniciativa integra o Programa Mais Professores, valorizando o magistério aprimorando a formação docente e ampliando o número de professores efetivos nas redes públicas de ensino em todo o país.
Segundo o presidente do INEP, Manuel Palácios, “os professores que se preparam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades vão ter agora uma chance de acesso à carreira. Temos professores temporários e recém-formados que poderão participar de concursos públicos e ocupar cargos efetivos”
Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para participar do exame do docente que será aplicado em 750 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. De acordo com o presidente Palácios a adesão expressiva demonstra o interesse dos profissionais e futuros docentes em ingressar e se consolidar na carreira pública.
“Professores que se preparam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades vão ter agora uma chance de acesso à carreira. Temos professores temporários e recém-formados que poderão participar de concursos públicos e ocupar cargo efetivo” afirmou Palácios.
A PND será composta por 80 questões sendo 30 de formação geral e 50 especificas de cada área de licenciatura, além de uma questão discursiva. O conteúdo segue3 as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores da educação básica.
O exame é voltado aos alunos que estão concluindo cursos de licenciaturas em 2025, devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE das licenciaturas pela própria instituição de ensino superior onde estudam. Os resultados individuais da PND terão validade de três anos e poderão ser utilizados como concursos públicos e processos seletivos simplificados realizados por estados e municípios.
Até o momento 22 estados e 1,5 mil municípios já aderiram a utilização dos resultados como critério para admissão de professores.’ Sucesso aos interessados!
Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.