Primavera começa neste sábado e Mairiporã deve ter temperatura de 36°C

OS METEOROLOGISTAS estão alertando, desde o início da semana, que os próximos dias serão de calor intenso, mesmo com a chegada da Primavera, prevista para às 3h49 deste sábado. O calor vai estar presente na maior parte do País, devido a um bloqueio atmosférico que vai impedir a chegada de frentes frias, elevando as temperaturas.

Em Mairiporã a previsão é de temperaturas que podem chegar a 35ºC no sábado, porém com sensação térmica de 40°C, a maior já vista na cidade em décadas.

Segundo o Instituto Climatempo, hoje o dia começa com sol forte, poucas nuvens, mínima de 16°C, que sobe rapidamente para 35°C. Não chove e a umidade relativa do ar cai ao seu nível mais baixo no município, em torno de 18%, que pode levar pessoas a casos de insolação e desidratação.

No domingo a máxima sobe mais, para 38°C, com mínima pela manhã também em alta, 20°C e sol com poucas nuvens. Também não há previsão de chuva e a umidade do ar despenca ainda mais, para 15%.

A primeira semana da Primavera, na segunda-feira (25), terá temperaturas um pouco mais amenas, mas ainda com calor, com mínima de 17°C e máxima de 29°C, sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. A umidade do ar sobe a 26%.

Saúde – A umidade relativa do ar está diretamente associada ao calor e às altas temperaturas. Como previsto, Mairiporã terá queda para até 15%, quando a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50% e 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para evitar casos de insolação e desidratação em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade do ar, os cuidados devem ser redobrados. Nos dois casos, os sintomas são parecidos: dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, câimbras, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Ao apresentar esses sinais, a pessoa deve solicitar ajuda, tentar refrescar o corpo em local protegido do sol e, se possível, colocar os pés para o alto.

Cuidados – Nesses dias de calor extremo, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda evitar ambientes fechados, aglomerações e exercícios ao ar livre entre 11h e 16h. Aconselha também a ingerir bastante líquido; comer frutas, legumes e vegetais; uso de soro para hidratar nariz e olhos; utilizar protetor solar e vestir roupas leves durante a semana, além de manter os ambientes ventilados.

 

Legenda:

Estação das flores, primavera começa com altas temperaturas

 

Crédito:

Pixabay