Prefeito inscreve a cidade no programa “Cidades Inteligentes”

O prefeito Aladim, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes na quarta-feira (23), colocou Mairiporã como participante do Programa Cidades Inteligentes, lançado pelo Governo do Estado, que prioriza a governança em função de metas e planos, trabalho conjunto entre Estado e Prefeituras, que estimula soluções tecnológicas para questões ligadas ao planejamento urbano sustentável e a desburocratização administrativa.

Segundo o chefe do Executivo, o projeto vai propiciar que Mairiporã agilize a abertura de empresas, que deverá ocorrer em no máximo 24 horas, ter praças com wi-fi e luminárias em LED. Segundo Aladim, a iniciativa do governo paulista vai propiciar ganho de tempo nos procedimentos, através da tecnologia.

O investimento inicial é de R$ 15 milhões na primeira etapa e vai levar iluminação pública a 11 municípios. Mairiporã vai receber recursos na segunda etapa.

Desenvolvimento – O Governo do Estado também anunciou novos serviços coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Via Rápida Empresa Municipal (Viabilidade Automática) da Junta Comercial vai reunir, em um único formulário, todas as informações necessárias para abertura e regularização de empresas de naturezas simples (Empresa Limitada, Empresário Individual e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Outra novidade é a plataforma IPT Municípios (http://municipios.ipt.br/), que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos.

Sobre o Patem (Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios) vai oferecer apoio técnico para que as Prefeituras desenvolvam políticas públicas segundo critérios de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Estado e municípios poderão trabalhar juntos em projetos que vão desde controle de poluição urbana e sistemas inteligentes de transporte público até governança digital e conectividade urbana. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Divulgação)