O aplicativo Poupatempo Digital, desenvolvido pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo -, já tem 4 milhões de downloads. O app, que foi lançado em maio do ano passado, possibilita aos cidadãos o acesso a diversos serviços online. A plataforma também oferece a agendamento de data e horário para os atendimentos que precisam ser realizados de forma presencial.
Com segurança e qualidade, a ferramenta permite acesso rápido, de qualquer local, seja em casa ou no trabalho, com conforto e praticidade. Atualmente são 91 opções oferecidas ao cidadão. As principais novidades são as funcionalidades da Vacinação Covid-19, que permite o pré-cadastro e acesso à Carteira de Vacinação. Pelo app também é possível baixar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e); o acompanhamento da solicitação de segunda via de CNH; Consulta de multas aplicadas pelo Detran.SP; Agendamento de coleta biométrica para primeira habilitação; Serviços relacionados ao TRE e CDHU; Agendamento de serviços municipais; Pesquisa de veículo escolar; Pesquisa gravames; Consulta de endereço da CNH; Consulta de endereço do veículo; entre outras.
Segundo a Prodesp, ampliar a oferta dos atendimentos remotos do Governo do Estado traz mais autonomia aos cidadãos garante mais segurança aos usuários que utilizam os serviços do Poupatempo, especialmente neste momento de pandemia.
Entre maio do ano passado, quando o app foi lançado, até dezembro, foram 5,7 milhões de serviços prestados à população. Hoje, os atendimentos digitais representam cerca de 70% do total. Juntos, aplicativo, portal e totem somam mais de 120 opções de atendimentos online.
Somente este ano, no mês de janeiro, o Poupatempo Digital acumulou 1,2 milhão de atendimentos online. Entre os serviços mais solicitados estão a Pesquisa Pontuação, com 377 mil acessos, Consulta de IPVA, com 293 mil, Licenciamento de veículos, com 291 mil, e Renovação de CNH, com 171 mil, entre outros. Além de oferecer serviços, pelo app também é possível realizar o agendamento de data e hora para ser atendido presencialmente nas unidades do Poupatempo.
Como baixar – O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por “Poupatempo Digital”.
Ao baixá-lo, é possível efetuar o cadastro e ter acesso a todos os serviços online. Aqueles que já utilizam o site do Poupatempo poderão usar o mesmo login e senha.
Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais até julho de 2022
A tecnologia do 5G estará disponível em todas capitais brasileiras até julho de 2022. O edital para o leilão do 5G foi aprovado na quinta-feira (25/2) pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também decidiu pela obrigatoriedade da adoção imediata do padrão em formato standalone, o que demanda a implantação de uma rede independente do atual 4G. O edital será encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
Essa tecnologia permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G), por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais.
Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real e da chamada Internet das Coisas (IoT).
A expectativa é que o TCU conclua a análise do edital até o fim do primeiro semestre. O edital aprovado prevê a licitação de radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Segundo a Anatel, a liberação dessas frequências vai proporcionar maior volume de recursos de espectro para que as prestadoras possam expandir suas redes.
A proposta também estabelece obrigações de cobertura para as operadoras que arrematarem os blocos, entre as quais estão a necessidade de investimentos para oferecer a tecnologia 4G ou superior e também backhaul (redes de acesso) em áreas sem ou com pouca cobertura do serviço.
Em municípios com mais de 500 mil habitantes, o prazo limite para implantar o 5G é julho de 2025, nos que têm mais de 200 mil, julho de 2026 e, naqueles com população acima de 100 mil, em julho de 2027.
A previsão é que 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes estejam atendidos até dezembro de 2027, meta que sobe para 90% até dezembro de 2028 e 100% até dezembro de 2029.
A Anatel também determinou que a faixa de 6 gigahertz (GHz) seja totalmente usada para a melhoria dos equipamentos de internet de banda larga sem fio Wi-Fi no Brasil, o chamado Wi-Fi 6E.
Além disso, as operadoras que arrematarem capacidade na faixa de 3,5 GHz, a chamada faixa de ouro do 5G, também serão responsáveis pela migração da TV aberta via satélite (parabólica), que atualmente ocupa a mesma frequência. Pelo edital, as famílias que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal terão direito à troca gratuita do equipamento de TV parabólica por outro que não será afetado com interferências no sinal.
O edital também contempla recursos para a implementação de redes de transporte em fibra óptica na Região Norte (Programa Amazônia Integrada e Sustentável – Pais). A previsão é sejam implantados 13 mil quilômetros de cabos de fibra óptica nos leitos dos rios da Região Norte.
Outro ponto definido é a construção de uma rede 5G privativa da administração federal, que vai possibilitar o tráfego seguro de informações. A proposta determina que a rede vai ter duas frentes: uma rede fixa de fibra óptica ligando todos os órgãos da União e uma rede móvel apenas no Distrito Federal para atividades de segurança pública, defesa, serviços de emergência e resposta a desastres.