O mercado consumidor de Mairiporã tem potencial para movimentar R$ 3,756 bilhões este ano, segundo o levantamento IPC Maps 2023, estudo produzido pela IPC Marketing e Editora, verdadeiro raio-X do município e divulgado na região com exclusividade pelo Correio Juquery.
A estimativa representa um crescimento 21,4% na comparação com o consumo verificado em 2022, projetado em R$ 3,093 bilhões.
Em relação aos rankings, Mairiporã manteve a 85ª posição que ostentava em 2022 no Estado, e melhorou duas posições em nível nacional, com o 275º lugar, superior ao do ano passado (277º), de 2021 (325º) e de 2020 (290º).
Classes – Segundo o estudo, três, das quatro classes sociais vão consumir mais na comparação com o ano passado. Apenas a ‘Classe C’ vai consumir um pouco abaixo. A ‘Classe B’ segue na dianteira, com projeção de R$ 1.541.672.026,00 (no ano passado R$1.190.391.753,00), em seguida mesmo com ligeira queda, está a ‘Classe C’, com potencial de R$ 1.013.809.958,00 (no ano passado R$ 1.041.571.223,00) e a ‘Classe D/E’, com R$ 252.095.980,00 esperado ao longo deste ano, ante R$ 223.381.780,00 em 2022.
A ‘Classe A’ é a que mais aumentou a projeção de consumo para 2023, passando de R$ 434.071.920,00 para R$ 701.978.077,00.
De acordo com o estudo, o consumo rural no município salta de R$ 204.631.087,00 em 2022, para R$ 246.627.953,00 este ano.
A Classe A vai responder por 20% de tudo o que for consumido, a Classe B, por 43,9%, a Classe C por 28,9% e a D/E por 7,2%.
O consumo per capita urbano salta de R$ 30.722,79 para R$ 36.727,74 este ano e o rural de R$ 18.108,95 para R$ 21.470,18.
Categorias – Do total previsto de R$ 3,75 bilhões, os mairiporanenses vão gastar mais com a manutenção do lar (R$ 967 milhões); veículo próprio (R$ 387 milhões); alimentação no domicílio (R$ 282 milhões); alimentação fora do domicílio (R$ 139 milhões); materiais de construção (R$ 142 milhões); plano de saúde e tratamento médico (R$ 138 milhões); Educação (R$ 121 milhões); Medicamentos (R$ 106 milhões) e Higiene e cuidados especiais (R$ 98 milhões).
O estudo completo abrange o potencial de consumo de 22 categorias.
Números – O IPCMaps 2023 mostra que o total de domicílios em Mairiporã é de 33.864, dos quais 30.560 urbanos e 3.304 rurais.
A Classe C detém a maioria dos imóveis (50,9%), a Classe B (25,4%), Classe D+E (20,5%) e Classe A (3,2%), considerando-se apenas os domicílios urbanos.
No setor produtivo, os números apontam 1.951 estabelecimentos industriais; 5.802 de Serviços; 2.348 comerciais (261 atacadista e 2.087 varejista) e 165 de agrobusiness. No total são 10.266 empresas em território mairiporanense.
População – Ainda de acordo com a geografia atualizada de potencial de consumo, Mairiporã vai fechar 2023 com uma população total de 107.043, assim divididos: 95.556 urbana e 11.487 rural. A população alfabetizada soma 93.240 pessoas, o crescimento demográfico é de 1,61% e a densidade demográfica é de 333,8 habitantes por quilômetro quadrado.
O share de consumo da cidade passou de 0,05484 este ano para 0,05584.
Movimentação baixa – Segundo Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora e responsável pelo estudo, a movimentação ainda é baixa em comparação ao incremento de 4,3% verificado no ano passado, quando a economia se reergueu dos reflexos negativos da pandemia, somado aos repasses de valores significativos, por meio de programas sociais à população mais carente. “As benesses do então Governo Federal deixaram um saldo negativo ao atual, que não tem condições financeiras, pelo menos por enquanto, de puxar o progresso econômico por meio do consumo das famílias, principalmente aquelas de baixa renda”, avalia.
Ainda de acordo com ele, com base na atual expectativa de alta do PIB em apenas 1,2%, as famílias brasileiras deverão gastar cerca de R$ 6,7 trilhões ao longo deste ano, o que representa um aumento real de 1,5% em relação a 2022. Essa é a conclusão da pesquisa IPC Maps 2023, especializada há quase 30 anos no cálculo de índices de potencial do consumo nacional, de acordo com fontes oficiais. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Divulgação)