Pagamento à vista do IPTU dará desconto de 10%

Informações obtidas pela reportagem junto à Secretaria Municipal da Fazenda revelam que já foi definido o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de janeiro de 2022.

O imposto poderá ser pago à vista, até 20 de janeiro, com desconto de 10% sobre o valor lançado. Ainda em parcela única, até 20 de fevereiro, mas com desconto menor, de 5%. A outra opção é o parcelamento em até 12 vezes, com a primeira também no dia 20 de janeiro e as demais em igual data nos meses subsequentes.

Correção – Após publicar o decreto que atualiza o valor da Unidade Fiscal do Município (UFM) para 2022, que passou a ser de R$ 29,70, utilizado para indexar tributos e taxas, a Prefeitura definiu a correção inflacionária incidente sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2022.

Ela será de 9,68%, número que teve por base o percentual acumulado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A Pasta da Fazenda explicou que não há aumento real no valor do imposto, apenas a correção inflacionária dos últimos doze meses.

Um total de 50.018 carnês serão entregues aos contribuintes a partir do mês de dezembro. A expectativa de arrecadação com o IPTU é de R$ 39.499.000,00, algo em torno de 10% da receita total do Orçamento. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Divulgação)