Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida. (Sêneca)
A felicidade tem sido uma busca constante na humanidade, e, segundo o psicólogo e professor Martin Seligman, ela se sustenta em três pilares: a vida prazerosa, a vida engajada e a vida com significado. No mundo atual, onde redes sociais e consumo exacerbado distorcem nossa percepção de bem-estar, é essencial refletirmos sobre como construímos a felicidade em nossas vidas e na educação de nossos filhos.
A filosofia, desde Aristóteles, nos ensina que a felicidade é uma prática e não um estado fixo. O conceito de eudaimonia, ou vida plena, enfatiza a importância da virtude e do equilíbrio na busca pelo bem-estar. Devemos ensinar nossas crianças a apreciar momentos de prazer autênticos, mas sem cair na ilusão de satisfações efêmeras, ou melhor das coisas fáceis…
O segundo pilar, a vida engajada, está ligado ao envolvimento profundo com atividades significativas. A filosofia estoica nos ensina a desenvolver resiliência e autodisciplina diante dos desafios. Educar nossas crianças com esse princípio significa incentivá-las a encontrar propósito no aprendizado e nas relações, evitando a armadilha da busca incessante por distrações e ensinar a lavar louça lembra do outro artigo que escrevemos…
Por fim, a vida com significado nos lembra que a felicidade verdadeira transcende o individualismo. Como defendia Viktor Frankl, encontrar sentido na vida é fundamental para superar adversidades. Ao criarmos nossos filhos, devemos ensiná-los a valorizar a empatia, a contribuição para o coletivo e a construção de um propósito genuíno. O mestre Jesus já dizia: “ Eu vim para servir não para ser servido”…
Reflexão – A felicidade não é o ponto de chegada, mas um caminho de equilíbrio e crescimento, como diz a canção de Michel Teló: “A felicidade está no caminho, Aproveite todos os momentos que você tem, Inda mais se tiver alegrias pra compartilhar com alguém. O tempo não espera ninguém”, ao cultivarmos esses pilares em nossas vidas e na formação de nossos filhos, crie memorias afetivas, viva, fale eu te amo, se apaixone, seja presente, mate a saudade, divirta-se, abrace, afinal O TEMPO NÃO ESPERA NINGUEM …
Raphael Blanes é Servidor Público Municipal, formado em Gestão em Saúde Pública, Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias, especialista em Gestão Hospitalar, graduando em Filosofia e Psicologia. Instagram: @raphaelblanes Email: blanes.med@gmail.com.