NAS duas últimas semanas Mairiporã foi vítima de uma onda de assaltos e roubos em vários bairros, mas especialmente os estabelecimentos comerciais. Foram mais de 10 em apenas uma semana. Na região central da cidade pelo menos quatro lojas foram assaltadas.
Com a aproximação do Natal, quando o movimento de consumidores é maior, os lojistas alertam para a necessidade de se oferecer segurança, pois a aglomeração de pessoas é um dos fatores que facilitam a prática de furtos. O horário do centro comercial será estendido durante o mês de dezembro, e a segurança é item fundamental para que não haja incidentes.
Alguns estabelecimentos vão contratar segurança e contar com dispositivos como câmeras e alarmes. Na opinião dos comerciantes, no entanto, isso não é suficiente para intimidar os criminosos. “O importante é a presença física da Polícia Militar. Isso por si só, ajuda a inibir muitas das ações dos bandidos”, assinalam.
Reforço – A expectativa é que a Polícia Militar reforce o policiamento na área central da cidade e do distrito de Terra Preta, locais em que há maior concentração de pessoas no final de ano, pois também há o horário diferenciado de atendimento.
Os consumidores também precisam estar mais atentos com as épocas de pagamento e de recebimento do 13º salário. A dica é sacar apenas o que vai usar e evitar contar dinheiro no caixa e na rua.
“Tentar sempre ir acompanhado ao banco, observar a movimentação no entorno do local e estar atento ao entrar e sair do veículo e do estabelecimento”, diz a Polícia, que também enfatiza a necessidade dos consumidores verificar onde deixam os objetos pessoais, como bolsas, carteiras e celulares.