O SAEB 2025 na Rede Municipal de Educação

O Sistema de Avaliação do Ensino Básico-SAEB será realizado entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025 e na rede educacional municipal de Mairiporã ocorrerá entre os dias 20 a 24. A avaliação abrangerá, de forma censitária, os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e as 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, com aplicação amostral para o 2º ano do Ensino Fundamental. Lembrando que a rede municipal de Mairiporã será avaliada nos 2º e 5º anos e que seu melhor desempenho ocorreu com resultado 6,81 no SAEB 2019.
Questionários adicionais serão aplicados aos professores, diretores e secretários municipais. Os resultados esperados para o início do segundo semestre de 2026, provavelmente a divulgação dos resultados preliminares ocorrerá na primeira semana de julho e os finais a partir de 28 de agosto.
O público dos questionários contextuais será para os estudantes, professores, diretores de escolas de educação infantil e de ensino fundamental, secretários municipais de educação e os familiares dos alunos. O cronograma da aplicação dos questionários eletrônicos foi programado para ocorrer em setembro e outubro e na sequência a aplicação dos testes com avaliações alinhadas à BNCC-Base Nacional Comum Curricular.
A edição de 2025 inclui questionários para a educação infantil, sem a aplicação de testes diretos nas crianças. Haverá atendimento especializado com ledor – aquela pessoa que faz a leitura para aquele que não sabe ler, testes e questionários em braile para estudantes especiais no 9º ano do Ensino Fundamental. A avaliação visa fornecer informações para a melhoria das práticas educativa e alinhar as atividades escolares às necessidades atuais do sistema.
A aplicação do SAEB será em formato impresso para os estudantes, e as escolas serão contatadas por uma instituição aplicadora contratada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas para o agendamento das datas de aplicação.
Gestores e professores devem garantir o registro correto de frequência e participação dos estudantes durante o período da avaliação do SAEB 2025. As equipes gestoras e docentes tem papel essencial nesse processo; incentivar a participação de todos os seus estudantes nas aulas e nas provas.
As redes educacionais que estão estruturadas adequadamente com políticas públicas educacionais, comprometidas com uma educação de qualidade e que, efetivamente, valoriza seus profissionais da educação com remunerações justas, com formações continuadas adequadas as necessecidades do aprimoramento do ensino-aprendizagem e com os gestores da secretaria da educação comprometidos efetivamente com o desenvolvimento educacional de suas unidades escolares podem esperar resultados satisfatórios no SAEB 2025.
Quando os estudantes já estão acostumados com rotinas de avaliações períodicas durante suas formações não é necessário aplicar ‘intensivão’ como estratégia de prepará-los para avaliação externa, seja de SAEB ou SARESP-Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, pois além de demonstrar o reconhecimento da insegurança sobre a qualidade do serviço educacional prestado, admitindo a noção do nível da qualidade do ensino oferecido, bem como, não será o ‘intensivão’ que irá superar o que não foi ofertado adequadamente no processo de ensino-aprendizagem dos seus estudantes.
Os resultados que serão apresentados em julho de 2026 possibilitam, preferencialmente, a aplicação de ações de polticas educacionais para suprirem possiveis deficiencias apresentadas no desempenho dos estudantes da correspondente rede educacional.

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.