O governo esperado por Mairiporã

A esperança de dias melhores se expressa, dentro da lógica da efetividade, na execução cuidadosa do que foi planejado pelo governante eleito.

A efetividade de um governo de sucesso é proporcional ao seu conhecimento sobre a gestão pública, a sinergia entre as ações de políticas públicas e o comprometimento dos escolhidos pelo governante para enfrentar os desafios postos pela atual realidade.

A capacidade de fazer a gestão da prefeitura da melhor maneira possível, atingindo os objetivos e as metas desejadas, significa somar a eficácia e eficiência tendo como resultado a efetividade, o melhor resultado através do que se planeja para ter sucesso no governo municipal.

Com planejamento economiza-se tempo, recursos financeiros e humanos.

Planejar é preciso, mas não é o suficiente. Para se obter os melhores resultados necessita-se deter conhecimentos específicos em cada área da gestão pública e articulá-los equilibrando-os da melhor forma possível com a capacidade do fazer o melhor possível.

A eficiência se relaciona com os custos. Utilizar corretamente os recursos financeiros, com produtividade, fazendo prevalecer o custo-benefício a cada ação, evita um mínimo de perdas e desperdícios.

A eficácia buscando o resultado do fazer de forma capaz, atingindo objetivos e cumprindo com as metas estabelecidas em seu planejamento.

A efetividade se mensura pelo impacto do fazer corretamente transformando a situação existente em mudança e desenvolvimento evidenciando a sua capacidade de produção.

Em tempo de pandemia da Covid-19, que trouxe consigo o medo, a insegurança e a morte, por consequência, impactou diretamente no comportamento social, mas de forma fulminante na economia, reduzindo os recursos financeiros, notadamente dos orçamentos públicos.

Neste cenário, a efetividade da gestão municipal passa protagonizar o primor, o capricho em detalhes nas ações cuidadosamente articuladas entre os gestores dos setores da prefeitura na batuta do prefeito escolhido.

Recusar holofotes aos personalismos e valorizar o trabalho coletivo deve ser critério a ser seguido pelos que se propõem trilhar esse caminho imposto pela realidade dos novos tempos.

Na certeza de ser esse o caminho do sucesso social, vale priorizar os conhecimentos de gestão pública, juntando-os ao bom senso dos membros da gestão exigindo comprometimento com o plano de governo e suas ações de política pública.

 

Essio Minozzi Júnior é professor de Matemática e pedagogo. Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP; Planejamento Estratégico Situacional – FUNDAP- Administração Pública-Gestão de Cidades UNINTER; Dirigente Regional de Ensino DE Caieiras (1995-96), Secretário da Educação de Mairiporã (1997-2000) e (2017-2018), Vereador de Mairiporã (2009-2020)