A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação da Câmara dos Deputados, na semana passada, realizou uma audiência pública visando debater a aprendizagem de matemática como um eixo estruturante da política educacional.
O MEC, representado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), participou da audiência pública colocando em destaque o programa Compromisso Nacional Toda Matemática, apresentando diagnósticos para cada um dos estados da federação de como está essa aprendizagem, além de mencionar quais os principais gargalos, as suas ofertas de formação e alguma progressão, oferecendo uma pactuação de metas.
No 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, que acontecerá em setembro, na Universidade de Brasília (UnB), o MEC apresentará, aos esses professores que ensinam matemática, um relatório consolidado de escuta nacional.
O estado do Ceará, em 2024, intensificando o trabalho na área de matemática através do Projeto Mais Aprendizagem Matemática, que reúne ações como laboratórios, a ‘Maratona de Matemática’, o projeto ‘Elas na Matemática’ e, ainda, oferece uma plataforma de ensino personalizado integrada ao planejamento pedagógico, tem um bom desempenho na aprendizagem de matemática.
Como referência nacional, estudos apontam que o estado do Ceará é o estado brasileiro que oferece ensino de boa qualidade, com a maior proporção de crianças alfabetizadas na idade certa: com 85,3% dos seus alunos alfabetizados no 2ºano do ensino fundamental, segundo o Indicador Criança Alfabetizada–ICA do MEC, sendo que a média nacional está com 59,2%. Por outro lado, o resultado do indicador para o estado de São Paulo mostra que 58,13% das crianças na rede pública foram alfabetizadas ao final do 2º ano.
O Ceará adotou estratégias integradas na implementação de políticas baseadas em evidências para reduzir desigualdades e fortalecer o direito de aprender dos alunos, priorizando e valorizando os seus profissionais da educação.
Sabe-se que após a pandemia as desigualdades de aprendizagem aumentaram e a sua recomposição passou a ser uma alternativa importante adotadas nas redes de ensino comprometidas e determinadas a garantir o direito de seus alunos ao acesso à educação de qualidade e a participação ativa no processo de aprendizagem. A sua principal iniciativa foi focar no programa Ceará Educa Mais, vigente desde 2021.
Com quatro pilares o programa está estruturado com avaliações diagnósticas e formativas; formação continuada para os professores; materiais didáticos estruturados e tutoria especializada em língua portuguesa e matemática. Essas ações, baseada em evidências, visando garantir suporte pedagógico qualificado.
O estado também atua com a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, com destaque para o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) e os Núcleos de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), que fortalecem o vínculo entre escola e estudante incentivando o protagonismo dos estudantes.
Com base nessa experiência, o Ceará recomenda cinco diretrizes para uma recomposição efetiva: investir em avaliações diagnósticas regulares na matemática e língua portuguesa – sondagens; garantir materiais estruturados focados em habilidades essenciais adequados; promover formação docente baseada em evidências; integrar o desenvolvimento socioemocional às ações pedagógicas e apoiar a gestão escolar como eixo articulador do processo educativo.
Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.