Número de estupros tem queda de 57% nos primeiros dois meses deste ano

O total de boletins de ocorrência registrados em fevereiro pela delegacia de Mairiporã indica queda nos indicadores criminais relativos a roubos e furtos (em geral e de veículos), porém cresceu na modalidade lesão corporal dolosa. Já a modalidade mais violenta, homicídio doloso (quando há intenção de matar), o número dobrou em fevereiro, com 2 registros, enquanto em janeiro houve 1 ocorrência. Na comparação dos dois primeiros meses, entretanto, o dado recuou de 5 para 3, em relação a igual período de 2022.

Furtos e roubos em geral, somando-se também o de veículos, mostrou recuo na cidade: no primeiro bimestre deste ano o total de ocorrências relatadas foi de 172 (128 furtos e roubos em geral e 44 furtos e roubos de veículos), ante 184 (148 furtos e roubos em geral e 36 furtos e roubos de veículos), uma queda de 6,6%.

As informações são divulgadas todos os meses pela Secretaria de Segurança Pública e ajudam a mensurar a criminalidade e a violência urbana. Em todo o Estado, a pesquisa revela queda no número de homicídios e de latrocínios – roubo seguido de morte; e expansão dos furtos, estupro, furtos e roubos em geral.

Estupros – Crime considerado hediondo, o estupro teve significativo recuo no primeiro bimestre deste ano, com 3 casos, enquanto em igual intervalo de tempo do ano passado, 7 ocorrências chegaram ao conhecimento das autoridades policiais, queda de 57,2%.

Nos dois períodos, 95% dos boletins lavrados relataram estrupo de pessoa vulnerável, ou seja, que não tem discernimento para a prática do ato, por deficiência mental ou sem condições e meios de se defender.

O número de lesão corporal dolosa subiu para 71; no período inicial do ano passado esse teto chegou a 56, o que indica um crescimento de 21,2%. (Juarez César/CJ – Foto: Pixabay)